sábado, 21 de janeiro de 2012

Boas vindas às visitas!

      Para o gaúcho, a cozinha é o coração da casa. É nela que ele faz a bóia, recebe as visitas, e se facilita arreda os bancos e faz um arrasta-pé. É onde ele ceva o mate e tira um dedo de prosa nos intervalos da lida. Gaúcho tem sala pra bonito, porque se dá no jeito arrasta todo mundo pra beira do fogão. E gaúcho moderno, além dos apetrechos habituais, leva pra cozinha seu laptop. Enquanto refoga, vai adiantando o serviço. E aqui estou eu, no meu espaço sagrado, dividindo segredos de forno e fogão.      
      Eu gosto muito de viajar, tenho alma peregrina. Estou, literalmente, sempre com as malas prontas. Convidou, já to pronta. Acontece que, modéstia à parte, me dou bem na cozinha, cozinho com alegria e amor, então, não raro, sou lembrada por meu pastelão, minha lasanha, meu sopão... Daí acontece de estares de visita em alguma casa, e alguém pedir: -Faz aquele teu pastelão?
      Agora, me fala, já viu alguém sair de viagem e levar caderno de receita na mala? Bom, eu teria que levar uma biblioteca, então, conto só com a Internet (que não é pouco) Mas...e o "meu" pastelão? E aquela mexidinha básica que dou em todas as receitas, para torná-las exclusividades minhas? E aquela receita de bolo, que parece tão básica, mas que era a receita do Bolo da Dinda, e que ela treinou anos pra que chegasse a ter esse nome?
      Daí, nestas férias longe de casa, tomei a decisão: na próxima vez que me debandar, carrego junto meu caderno de receitas, no formato de blog. E dessa vontade, veio a idéia: e se eu compartilhasse com os amigos? Tenho uma amiga que diz que o Pastelão da Bel faz sucesso nas reuniõezinhas entre amigas. Gente... meu pastelão é famoso, é claro que ele  vai inaugurar as receitas. Todas caseiras, gostosas, testadas e aprovadas, com ingredientes não complicados, e devidamente complementadas com fotos. Pra abrir o apetite, né?
            E se quizerem me presentear com alguma de suas iguarias, vou receber com carinho as receitas e fotos e compartilhar.
      Bueno, então, te aproxega, quer dizer, a casa é sua, puxa o banco e utiliza os recursos do blog: lê, comenta, abre as páginas e, se gostou, torna-te seguidor e recomenda nos sites sociais indicados.. E volta sempre, que eu estou recém abrindo o caderno. 
      Abraços!
Bel Plá

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário