sexta-feira, 28 de junho de 2013

Paella da mamãe

Ingredientes:

Arroz
Mix de frutos do mar (camarões, lulas e polvos em rodelas, lagostins, mexilhões – se não achar o mix pronto, cozinhar os ítens antes de misturar no molho)
Camarões graúdos
Açafrão
Azeite extra-virgem
Tomate em pedaços
Cebola e alho
Vagem
Pimentão verde e vermelho em fatias
Cebolinha verde
Caldo de peixe (sachê)
Vinho branco
Pimenta do reino e sal

Preparo:

Cozinhar o arroz com um pouco de azeite, temperado com sal e açafrão. Desligar antes que seque. Reservar.
Aquecer um pouco de azeite em outra panela, fritar a cebola e o alho Acrescentar os frutos do mar, o pimentão, a vagem e o tomate. Temperar com o sal e a pimenta do reino. Por fim, um pouquinho de  açafrão, o caldo de peixe e o vinho. Quando estiver pronto, retirar os camarões graúdos para a decoração.


Numa travessa, misturar o arroz ainda quente com o molho e decorar com os camarões e fatias de pimentão e tomate cozidos. Servir imediatamente.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Ticken Shawarma adaptado



O shawarma é um quitute muito apreciado nos países de origem árabe.No Brasil, já se consegue achar em muitos restaurantes e lancherias, com diversas variações. Se procurar na internet, acha-se boas receitas do shawarma tradicional. Esta receita eu criei com os ingredientes que temos disponíveis em minha cidade.

Ingredientes:
5 pães árabes ou wraps. (Se não conseguir achar, pode-se usar massa de panqueca, que é um tipo de “wrap”)

Recheio:
frango cozido com sal e garam masala*, e desfiado.
Picar: cebola, tomate, alface, picles, pimentão, tudo bem picado. Misturar maionese com 2 dentes de alho e passar no pão. Colocar o recheio no centro do pão e enrolar.

*Este tempero é de origem indiana. É uma mistura de especiarias moídas e em folhas. Na dificuldade de encontrar, pode-se fazer um mix com algumas das especiarias que o compõem: grãos de pimenta preta e branca, cravinho, louro, cominho preto, sementes de cominho, canela, cardamomo preto, castanho e verde, noz-moscada, anis e sementes de coentro.